Ir direto para menu de acessibilidade.

ICET - visita técnica de delegação de Reitoras de Universidades Cubanas - convênio de cooperação

Links relacionados:

Imagem site reunião Cuba 1

No dia 15/04/2024 (segunda-feira), visitaram o Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (ICET), reitoras das Universidades Cubanas que estabeleceram convênio de cooperação com a UFLA: Milda Lesbia Díaz Masip (Universidad de Ciencias Pedagógicas EJV), Marian Hernández Colina (Universidad de La Habana), Neibys Lourdes Casdelo Gutiérrez (Universidad Central “Marta Abreu” de Las Villas), Osiris Aranda Creagh (Universidad de Guantánamo) e Mercedes de la Caridad Mora Carnet (Ministerio de Educación Superior). 

Participaram deste encontro o Prof. João Domingos Scalon (Diretor do ICET), Profa. Helena Libardi (Chefe do Departamento de Educação em Ciências Físicas e Matemática - DFM e Vice-Diretora do ICET), Profa. Rosana Maria Mendes (Coordenadora do Curso de Graduação em Matemática - Licenciatura), Prof. José Antônio Araújo Andrade (Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM), Prof. Heitor A. Xavier Costa (Coordenador do Colegiado de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico e docente do Departamento de Ciência da Computação - DCC), Prof. Renato Ribeiro Lima (Chefe do Departamento de Estatística - DES), Prof. Ulisses Azevedo Leitão (Prof. do Departamento de Educação em Ciências Físicas e Matemática - DFM), Prof. Ricardo Edem Ferreira (Chefe do Departamento de Matemática e Matemática Aplicada - DMM).Imagem_Cuba_2.jpg

Durante a visita, foram apresentadas e discutidas várias oportunidades de cooperação entre o ICET e as instituições cubanas, tais como mobilidade estudantil (Graduação e Pós-Graduação), parceria em pesquisa, participação em grupos de trabalho e o intercâmbio de alunos para realizar pós-graduação em ambos os lados. 

Segundo o Prof. Scalon, "a visita da delegação cubana foi extremamente produtiva e enriquecedora" e que por meio deste estreitamento nas relações com as universidades do país caribenho foi possível identificar "um grande potencial para futuras colaborações".  

Os próximos passos serão a identificação de áreas e temas de interesse e as tratativas para a consolidação de parcerias.