Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres

Ciência da Computação

O mestrado do PPGCC foi implementado na UFLA em 2012 e possui como meta a preparação de profissionais qualificados, com base científica e tecnológica, capazes de conduzir projetos de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias em Informática, bem como formar docentes para atender à expansão do ensino superior.

Os processos seletivos são semestrais e ocorrem nos meses de Abril e Agosto.

O objetivo principal do Programa é qualificar profissionais liberais, docentes e técnicos, habilitando-os a desenvolver práticas pedagógicas construtivas e promover investigações que contribuam para o avanço do conhecimento científico no campo de Metodologia e Técnicas de Computação.

Agências de fomento, principalmente FAPEMIG e CNPq, têm apoiado e dado suporte à maioria dos docentes. Vários professores possuem projetos de pesquisa e tecnológicos financiados por essas agências. No final de 2018, dois docentes permanentes do PPGCC foram agraciados com a Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ2). Além disso, o PPGCC conta com recurso oriundos do PROAP e com aportes da UFLA.

As linhas de pesquisas do Programa são:

i) Banco de Dados e Engenharia de Software: consiste em elaborar metodologias, processos, ferramentas e técnicas para armazenar e recuperar dados e desenvolver software com qualidade, de maneira integrada.

ii) Inteligência Computacional e Processamento Gráfico: No tema Inteligência Computacional, são estudados e desenvolvidas pesquisas com heurísticas e métodos híbridos para aplicações em aprendizado de máquina, sistemas multiagentes, visão computacional e mineração de dados. Em Processamento Gráfico são estudados algoritmos aplicáveis desde a visão robótica em hardware, até o processamento digital de imagens em software, abrangendo também a síntese de imagens.

iii) Redes de Computadores e Sistemas Embarcados: No tema Redes de Computadores são abordados desde os problemas de hardware, como questões físicas na comunicação via rádio e cabo, problemas de roteamento e infraestrutura de redes, até os problemas de mais alto nível como os protocolos de comunicação sem fio, e computação ubíqua. No tema de Sistemas Embarcados, a pesquisa engloba desempenho de sistemas SOC (System On Chip), Arquiteturas Reconfiguráveis, processadores digitais de sinais e microcontroladores dedicados.

Acesse o site do Programa de Pós-Graduação da Computação (Abre em nova janela)